Make your own free website on Tripod.com


Cuidados à serem tomados quando abrir o gabinete de seu PC


É interessante que você tenha o mínimo de experiência nisso, pelo menos saber diferenciar um slot ISA de um PCI. Não é arriscado abrir o gabinete, desde que se tome certos cuidados com a eletricidade estática e com os cabos dos drives.

Visão de cima (gabinete aberto)
Slots na placa-mãe

Quanto à eletricidade estática, ela é perigosa principalmente para módulos de memória e chips em geral. Para evitar uma descarga do seu corpo para os componentes internos do computador (apesar das chances serem muito pequenas), ao abrir o gabinete, tenha já todas as ferramentas necessárias à instalação ao alcance da mão, e encoste uma mão na fonte do gabinete. Isso garantirá um a segurança maior para a operação.

Componentes básicos

Quanto aos cabos, cuidado para não tirar um do lugar ou deixá-lo mal encaixado. Se isso acontecer, o sistema irá no mínimo ignorar o drive (de disquete, cd-rom ou HD). No caso do HD, caso o cabo de dados for deixado mal encaixado, é capaz de nem entrar vídeo no computador. Nesses casos, desligue o computador e reveja todos os cabos, fazendo pressão para garantir que não haverá mais mal contato.

Também é importante, nunca mexer no interior do computador com ele ligado à tomada, ou no estabilizador mesmo desligado. Sempre tire o cabo de força da fonte do gabinete antes de qualquer instalação de hardware. Depois de instalar o hardware fisicamente, recoloque o cabo de força e tudo estará como antes. Assim, você vai evitar choques e descargas elétricas, tornando a operação segura para você e para o micro.

Dica: Para evitar ter que largar tudo para procurar alguma coisa no meio da instalação, tenha sempre tudo que você precisará para instalar o hardware ao alcance da mão. Exemplos: chave de fenda, jumpers, parafusos, placas, manuais, disquetes ou CDs de instalação, CD de instalação do Windows, etc.