Make your own free website on Tripod.com
 

Como instalar uma Placa de som 


• O que é uma placa de som? é um dispositivo que permite que seu computador gere som além do já instalado pc-speaker. Logicamente, a qualidade do som gerado por uma placa de som é bem superior ao do pc-speaker, e você precisará de caixas de som externas ou fones de ouvido para ouvir alguma coisa.

• Qual a melhor maneira de se instalar uma placa de som? para começar, é melhor comprar uma placa de som PNP (plug and play). Isso evitará problemas de instalação não abordados aqui. Provavelmente 100% das placas de som atuais são PNP. É possível instalar a placa de som com caixinhas de som pequenas, que são convenientes mas geralmente apresentam baixa qualidade de som. O ideal é usar a entrada auxiliar de seu aparelho de som (se for possível). Isso será explicado mais adiante.

• PCI ou ISA? atualmente já existem placas de som PCI, além das tradicionais ISA. Há vantagens e desvantagens no uso de placas de som PCI: a principal vantagem é facilidade de instalação (no Windows), alguma melhoria na qualidade de som e menor uso do processador. A principal desvantagem é incompatibilidade com programas DOS antigos, principalmente jogos. Como eles esperam apenas encontrar uma placa de som nos slots ISA, a sua placa PCI será ignorada. Isso é uma grande desvantagem, mas só se você ainda usa DOS. Se você apenas usa e programas e jogos para Windows95/98, essa desvantagem é insignificante, e por isso, não pense duas vezes, compre uma placa de som PCI. Mas se você ainda joga muito aquele DOOM, compre uma placa de som ISA, para garantir compatibilidade. Sistemas operacionais UNIX (como o Linux, por exemplo) ainda não têm suporte à placas PCI. Se você usa sistemas não-Windows ou mais de um sistema operacional, é melhor ficar com placas de som ISA.

• Wavetable ou não? aqui a questão é dinheiro. Se você que uma placa de som realmente boa, terá que investir mais um pouco de dinheiro e comprar uma com wavetable, que deixa os sons gerados pela placa muito mais realistas. Isso acontece porque uma placa com wavetable funciona mais ou menos assim: na sua placa de som são gravados vários instrumentos na memória da placa, e quando um programa ou jogo usa wavetable, apenas as notas são enviadas à placa de som, que "toca" os instrumentos de acordo com essas informações. Se vale a pena pagar mais por isso, acredite, vale. Exemplos de placas com wavetable: série Awesome e Live! da Creative, algumas da Diamond, Turtle, etc.

Para instalar uma placa de som, você terá que abrir o gabinete do computador, e serão necessários alguns cuidados antes disso. Veja quais são aqui.

Já comprada a placa, vamos à instalação. Antes de abrir o gabinete, não se esqueça de ter à mão os seguintes itens:
• Placa de som com o manual.
• Chaves de fenda e Phillips (a chave em forma de +).
• Um parafuso para fixação da placa no gabinete, que geralmente não vem com a placa (você pode usar um parafuso do próprio gabinete, que provavelmente não fará falta).
• O CD-ROM ou disquete de instalação da placa de som com os drivers para Windows95/98 (depende de qual você usa), e o CD de instalação do Windows que pode ser pedido durante a instalação da placa de som.
• Alguma fonte externa de som, como caixinhas de som ou amplificador e cabos para conectá-los.

A instalação física é fácil, basta escolher um slot livre ISA ou PCI na placa-mãe (de acordo com a placa de som a ser instalada ser ISA ou PCI), e encaixá-la no slot escolhido. Para encaixar, é só posicioná-la em cima do slot e fazer pressão para baixo, como mostra a foto ao lado:
Depois de instalada fisicamente, verifique se ela está bem presa com o parafuso, se todos os cabos estão no lugar, etc. Se você possui CD-ROM e que usá-lo como cd-player, é bom aproveitar e ligar o CD-ROM na sua placa de som através de um cabo fino que deve vir com a placa de som ou com o CD-ROM. Se você não tiver, compre um. Para saber mais, é só dar uma lida no manual da placa de som ou do CD-ROM.

sound1.jpg

Depois de instalada fisicamente, verifique se ela está bem presa com o parafuso, se todos os cabos estão no lugar, etc. Se você possui CD-ROM e que usá-lo como cd-player, é bom aproveitar e ligar o CD-ROM na sua placa de som através de um cabo fino que deve vir com a placa de som ou com o CD-ROM. Se você não tiver, compre um. Para saber mais, é só dar uma lida no manual da placa de som ou do CD-ROM.

Agora, ligue a placa à fonte externa de som. Geralmente, duas configurações são possíveis: você liga caixinhas de som à saída amplificada da placa de som (speaker out), ou liga a placa de som diretamente em um amplificador (line out) que pode ser até seu aparelho de som, desde tenha entrada auxiliar. Esta última é melhor porque você terá melhor qualidade de som.

Agora ligue o computador e espere o Windows auto-detectar sua placa de som. Quando isso acontecer, uma mensagem parecida com essa ao lado irá surgir, mas com o nome da sua placa de som:

sound2.jpg

Agora é só esperar o Windows pedir os drivers da placa de som. Insira o CD (ou disquetes) de acordo com o que é pedido pelo Windows, e reinicie o computador. Basta observar se o Windows emite um som ao iniciar. Se transmitir, tudo está bem e você instalou sua placa de som com sucesso! Parabéns.


Em caso de problemas:

Se você não ouviu nada, provavelmente é ou um conflito com alguma outra placa ou, mais provavelmente, você instalou os cabos de som no lugar errado. Verifique os cabos, e se estiver errado, corrija. Se estiver certo, é provavelmente um conflito; vá até Propriedades do Sistema, clicando o segundo botão do mouse em Meu Computador e selecionando propriedades. Lá, verifique se há conflito clicando em Gerenciador de Dispositivos; observando se há um exclamação como mostra a foto:

sound3.gif

Se houver, selecione o dispositivo com a exclamação, clique em "propriedades" e selecione "recursos"; lá há uma lista de dispositivos em conflito. Desmarque "Usar configurações automáticas" como mostra a foto abaixo:

sound4.gif

Agora você pode mudar manualmente as configurações; selecione uma a uma até encontrar uma que não esteja em conflito com nenhum dispositivo, como você vê a seguir:

sound5.gif

Agora marque em "Usar configurações automáticas" e clique OK. Reinicie o computador e veja se ainda há conflito. Se houver, refaça tudo descrito acima mas desta vez saia sem marcar "Usar configurações automáticas". Esperamos que isso resolva todos os problemas.


Escrito por: Bengt Hammarlund