Make your own free website on Tripod.com
 

Como instalar uma Placa de vídeo 


Escolhendo uma placa de vídeo:

Escolha a placa de vídeo sabiamente, e o maior conselho que damos é: se sua placa-mãe tem um slot AGP (Advanced Graphics Port), compre uma placa AGP; se não, ou compre uma PCI ou troque de placa-mãe para uma com slot AGP, para poder aproveitar o poder a mais do slot AGP (além disso, as placas AGP atualmente são mais baratas do que as PCI). Nunca compre placas de vídeo Vesa/ISA, e recuse placas que não suportem Direct3D no mínimo e, de preferência, suporte à OpenGL também. Além disso, não compre placas com menos de 8Mb de RAM, e pense em 16Mb ou mais se pretende jogar jogos 3D sem ter que trocar a placa daqui a um ano. 


Caso já tenha um computador montado e com uma placa de vídeo, siga as instruções abaixo, e caso esteja montando um computador novo, pode pular essa parte.

Antes de instalar a nova placa de vídeo, mude a atual para "Adaptador de vídeo padrão (VGA)" para evitar problemas na reinicialização do Windows. O procedimento para isso é o seguinte: clique o segundo botão do mouse na área de trabalho do Windows, e escolha propriedades, como mostrado abaixo:

Desktop

Agora, clique na pasta Configurações ("Settings" no Windows em inglês), e aparecerá a tela abaixo:

Configurações de vídeo

Depois, clique no botão "Avançado" e escolha a pasta "Adaptador", e deverá aparecer uma tela como essa:

Mudando a placa de vídeo para padrão VGA

Nela, clique no botão "Mudar", escolha mostrar "lista de drivers..." e lá escolha mostrar "todos os dispositivos de hardware". Na lista de fabricantes, vá até o topo e clique em "tipos de adaptadores padrão" (a primeira opção dessa lista) e escolha na lista ao lado "Adaptador de vídeo padrão (VGA)". O Windows vai perguntar se você deseja reiniciar, clique em não. Vá ao menu iniciar, clique em desligar e desligue o computador. Só faça tudo isso apenas quando você for de fato mudar a placa de vídeo atual.


A instalação:

Para instalar uma placa de vídeo, será necessário abrir o gabinete do seu computador, e serão necessários alguns cuidados antes disso. Veja quais são aqui.

Já comprada a placa, vamos à instalação. Antes de abrir o gabinete, não se esqueça de ter à mão os seguintes itens:
• Placa de vídeo com o manual.
• Chaves de fenda e Phillips (a chave em forma de +).
• Um parafuso para fixação da placa no gabinete, que geralmente não vem com a placa (você pode usar um dos parafusos do próprio gabinete, que provavelmente não fará falta).
• O CD-ROM ou disquete de instalação da placa de vídeo com os drivers para o sistema operacional que você usa, e o CD de instalação do Windows que pode ser pedido durante a instalação.

A instalação física:

A instalação física é fácil, basta posicionar a placa de vídeo sobre o slot apropriado (AGP ou PCI) e fazer pressão para baixo encaixando-a no slot. Depois prenda-a firme no gabinete com o parafuso, e tenha certeza de ela está bem encaixada e que não há cabos fora do lugar.

Veja ao lado como inserir a placa de vídeo:

Encaixando no slot AGP

Passada a instalação física, basta agora instalar os drivers. Mas isso só vale para quem está instalando a placa em um computador com sistema operacional já instalado. Para quem está montado um computador novo, isso só é feito após instalar o sistema operacional. Caso você use Windows, a placa de vídeo nova será detectada como aparece ao lado e os drivers deverão ser instalados em seguida.

New Hardware Found

Muitas vezes, o Windows já tem os drivers para a placa de vídeo, mas é aconselhável trocá-los assim que possível, pois geralmente possuem limitações que os drivers do fabricante não têm. O ideal é, assim que instalar a placa de vídeo, baixar do site do fabricante o driver mais atual para sua placa de vídeo, e fazer o mesmo todo o mês, caso saia algum driver novo. 


Escrito por: Bengt Hammarlund